Megafone: Quatro discos de João Aguardela disponíveis para download gratuito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Megafone: Quatro discos de João Aguardela disponíveis para download gratuito

Mensagem  A Kut em Qua 04 Nov 2009, 01:33

Sem João Aguardela, provavelmente não teriam existido os Sitiados, A Naifa ou a Linha da Frente - ou pelo menos não como os conhecemos. Mas o músico falecido em Janeiro deste ano, vítima de cancro, teve ainda outro projecto, Megafone, que desenvolveu a solo. Foi o menos mediático do seu percurso mas agora pode ser (re)descoberto, uma vez que os quatro álbuns estão disponíveis para download gratuito.


A 18 de Janeiro, João Aguardela faleceu no Hospital da Luz, em Lisboa, poucos dias antes de chegar aos 40 anos.

Durante mais de metade das suas (quase) quatro década de vida, integrou bandas que juntaram tradição e modernidade - primeiro os Sitiados, cujos discos (e especialmente os concertos) marcaram a geração de 90, depois a Linha da Frente, supergrupo com Viviane ou Luís Varatojo, entre outros, e mais recentemente A Naifa, que diluiu a ponte entre o fado e a pop.

Se todas estas bandas tiveram uma considerável adesão do público, o seu projecto mais pessoal, Megafone, ficou essencialmente entregue ao aplauso da crítica e aos ouvidos de alguns seguidores mais atentos.

Partindo das recolhas de música tradicional portuguesa feitas por Michel Giacometti e José Alberto Sardinha, Aguardela desconstruiu-as através de sonoridades electrónicas, numa fusão com tanto de laboratorial como de lúdico. A experiência arrancou em 1997, com o álbum "Megafone", e terminou com "Megafone 4", em 2005.

Mas terminou abruptamente, já que a ideia do músico era criar cinco discos. Por isso, alguns amigos juntaram-se para criar uma associação sem fins lucrativos, precisamente denominada Megafone 5, que embora não pretenda editar um disco tenta garantir que o projecto consiga chegar a mais pessoas.



"A ideia do João era oferecer música", conta ao SAPO Sandra Baptista, companheira de Aguardela, ex-acordeonista dos Sitiados e mentora da associação (veja a entrevista nos vídeos desta página).

Assim, os quatro álbuns de Megafone estão agora disponíveis para download gratuito no seu site oficial, um arquivo que conta ainda com galerias de fotos, biografia ou recortes de imprensa (e trata-se de um arquivo ainda por completar, uma vez que Sandra Baptista continua a recolher material relacionado com Aguardela e os seus projectos).

Além da música em disco, também em palco se vão reviver canções que vincaram o percurso de Aguardela.
A 4 de Novembro, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, acolhe um concerto que junta A Naifa, OqueStrada, Gaiteiros de Lisboa e Dead Combo numa homenagem conjunta à herança musical do autor de Megafone - não necessariamente através de temas seus, mas em actuações onde não serão esquecidas as raízes da música portuguesa, ou não fossem estas o ponto de partida de todos os seus projectos.

In sapo

http://www.aguardela.com

Aproveitem porque é muito bom!!!

Talvez fiquem admirados com a riqueza deixada por Aguarela
avatar
A Kut

Mensagens : 217
Data de inscrição : 21/09/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Megafone: Quatro discos de João Aguardela disponíveis para download gratuito

Mensagem  mdrc em Qui 12 Nov 2009, 02:37

Tá muito bom mesmo Exclamation o Aguardela era um verdadeiro senhor no panorama da musica portuguesa!
Projectos como este ou A Naifa mostra bem a qualidade da musica feita em Protugal Exclamation
avatar
mdrc

Mensagens : 199
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : Guimarães

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum